Sua missão como empreendedor e empresário é atingir o principal objetivo de sua empresa.
Para tanto, esse objetivo deve estar muito claro para você, para seus funcionários, para seus parceiros e principalmente para os seus clientes.
Se frequentemente você costuma gaguejar ao explicar para as pessoas quando alguém lhe pergunta com o que trabalha ou qual é o foco de seu négocio, pergunte-se para si mesmo:
- Você treme na hora de explicar aos seus clientes o principal objetivo de seu negócio;
- Seus funcionários tem dúvidas quanto ao tipo de empresa em que eles trabalham;
- Você demora mais de 10 segundos para explicar o que faz?
Se você respondeu positivamente para alguma das perguntas acima, sugiro que continue lendo esse texto…
…mas, primeiramente relaxe e não se preocupe.
Existe uma maneira simples de resolver isso facilmente.
E essa maneira é através da declaração de missão de sua empresa.
Mas, afinal de contas, porque você deveria construir a declaração de sua missão?
Você acredita que as pessoas, ou as empresas que se comunicam bem, com clareza e objetividade, tem mais chances de sucesso?
Se sua resposta for sim, estamos de acordo, pois pensamos da mesma forma.
É por isso que, antecipadamente, recomendamos a todos empreendedores a utilização de declaração de missão, pois é um ótimo recurso para atingir seus objetivos empresariais de forma clara e objetiva, contribuindo para que a empresa tenha mais sucesso.
Afinal, o que é a missão de uma empresa?
A missão é um breve resumo do objetivo e do foco principal de seu negócio e deve ser amplamente comunicada em todos os canais possíveis de divulgação.
E por quê isso é importante?
Porque a declaração de missão deixará claro para todos o que sua empresa faz e o que pretende atingir enquanto estiver atuando no mercado.
Exemplos de declaração de missão
- Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.
- Ser conhecido como especialista em sorvetes, através de uma operação que proporcione momentos de prazer e experiências agradáveis de consumo.
- Produzir automóveis que as pessoas queiram comprar e tenham orgulho de possuir.
- Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora
- Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.
E como deve ser escrita sua declaração de missão?
A missão de sua empresa pode ser escrita de forma mais detalhada, ou de forma mais objetiva.
O ideal é que ela seja capaz de resumir claramente seu principal objetivo em apenas uma frase.
Ela pode identificar os seguintes pontos:
- O mercado em que sua empresa atua;
- Os produtos e serviços ofertados;
- A base de clientes que pode se relacionar com o seu tipo de negócio.
Próximos passos
Para finalizarmos, agora que você já sabe como fazer sua declaração de missão, que tal falarmos sobre sua visão?