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Auditoria Digital

O Brasil tem uma realidade tributária complexa:

Dezenas de tributos diferentes, enorme quantidade de normas legais, constantes alterações, muitas obrigações acessórias em formato digital, muitas regras e pesadas penalidades;
A fiscalização está preparada para analisar eletronicamente todas estas obrigações, de modo que o contribuinte é fiscalizado pelo que declara e não pelo que esconde;
Estar em conformidade com as normas tributárias é essencial para um crescimento sólido e seguro, pois todo um planejamento poder ser perdido com a chegada de uma autuação fiscal inesperada.

A Auditoria Eletrônica reduz os riscos fiscais, permite previsibilidade e otimiza o tempo dos profissionais da empresa.

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Estratégias de Inteligência Fiscal Para Mitigar Riscos Fiscais

Pontos de Atenção: Quais Os Principais Pontos Que Sua Empresa Deve Se Atentar Para Evitar Problemas e Atuações Fiscais

Programa (Programa Validador e Assinador). Ainda que o PVA tenha sido instituído para validar as informações, é importante compreender que esse programa não faz a revisão nem conferência das informações prestadas pelos contribuintes e que serão prestadas ao sistema.  A correção dos dados é feita em procedimento posterior de auditoria a ser realizada pela administração fiscal competente.
Atuação Fiscal. O Governo recepciona estes arquivos e, com o auxílio de poderosos softwares, processas as informações, realiza cruzamentos de dados e detecta erros (gerando autuações) e indícios de sonegação (desencadeando um processo fiscalizatório).
Auditoria em Arquivos SPED. Portanto, é indispensável que toda empresa realize um procedimento de auditoria em seus arquivos SPED, a fim de evitar a transmissão de dados incorretos.
Sujeição à Penalidades. As informações incorretas ou as omissões de informações estão sujeitas à aplicação de penalidade pelas autoridades tributárias federal ou estadual.
Possibilidade de Multas. Multas mensais podem ser aplicadas, variando de R$ 500 a R$ 1.000 reais por mês.
Multas + Pesadas por Inexatidão. Informações inexatas, incompletas ou omitidas podem ocasionar multas de até 3% sobre o valor das transações comerciais ou operações financeiras da empresa, por mês.
Outros Fatores de Risco. A EFD ICMS/IPI pode ser retificada, sem autorização prévia do Fisco, até o último dia do terceiro mês subsequente ao mês de apuração. Retificações posteriores podem trazer penalidades e atrair fiscalizações.

Quais os Grupos de Empresas Que Mais Sofrem
Com Autuações Fiscais

1° Grupo: Empresas que sonegaram de alguma forma
2° Grupo: Empresas despreparadas

As primeira vítimas do SPED são, sem dúvida, os sonegadores.

Mas é triste constatar um segundo grupo de empresas sofrendo as duras consequências do novo sistema.

As empresas despreparadas.

Quem não investe em sistemas integrados e capacitação profissional não consegue gerar as informações corretas para a fiscalização.

Na atual conjuntura, essas empresas serão autuadas rapidamente. 

Investir em inteligência fiscal não é apenas uma questão operacional, é acima de tudo, um diferencial competitivo.


O que uma análise de inconsistências deve contemplar

Estrutura dos arquivos (hierarquia, obrigatoriedade, duplicidade, tamanho e alinhamento de registros);
Regras de preenchimento de campos (formatos, tamanhos, valores válidos, obrigatoriedade, cálculos);
Valores informados na obrigação x tabelas externas e internas do SPED e demais órgãos públicos;
Dados cadastrais (CNPJ, CPF, I.E., SUFRAMA. etc);
Valores declarados na obrigação x valores apurados pela auditoria;
Alterações indevidas nos produtos e serviços e no cadastro de participantes;
Cruzamento entre registros do próprio arquivo digital;
Análises de documentos fiscais (ordem sequencial, cancelamentos, períodos de apuração, modelos séries, duplicidades, totais de itens, bases de cálculo, alíquotas, valores de ICMS, ICMS ST, IPI, PIS, COFINS, etc);
Conferência do conteúdo das Chaves das Notas Fiscais Eletrônicas x informações declaradas na obrigação;
Existência e validade dos códigos NCM's informados;
Críticas de alíquotas de tributos a partir dos códigos NCM dos produtos;
Coerência entre CST's e CFOP's informados;
Cruzamento entre arquivos do mesmo tipo, mas de competências diferentes;


PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Passo a Passo da Auditoria Digital

Adotamos o procedimento de ciclo de melhoria contínua em nossos trabalhos, procurando atingir excelência em nossos resultados

Diagnóstico

Identificação dos  problemas

Seleção e Interpretação do Diagnóstico

Priorização dos pontos mais graves identificados

Identificação

Análise dos motivos que estão causando os problemas selecionados (erro de sistema, erro humano, etc).

Planejamento

Definição da estratégia de resolução dos problemas (o que?, quem?, quando, por que?, onde? e como?).

Execução

Correção dos erros ou processos de geração das informações incorretas

Mensuração

Acompanhamento da evolução dos resultados e diminuição/eliminação dos problemas

Proposta de Plano de Auditoria Fiscal

1. Objetivo da Auditoria Fiscal

O principal objetivo da auditoria fiscal é verificar a conformidade das operações da empresa com a legislação tributária vigente, identificando eventuais irregularidades e oportunidades de melhoria nos processos fiscais e tributários.

2. Escopo da Auditoria

A auditoria fiscal abrangerá os seguintes aspectos:

Impostos Federais: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI.
Impostos Estaduais: ICMS.
Impostos Municipais: ISS.
Obrigações Acessórias: EFD, ECD, DCTF, DIRF, RAIS, SEFIP e SPED + ECAC e PERDCOMP.


3. Metodologia

A auditoria será conduzida em cinco etapas principais:

1) Planejamento

Reunião Inicial: Compreensão do negócio e das particularidades fiscais da empresa.
Levantamento de Dados: Coleta de informações, arquivos e dados relevantes.
Definição de Cronograma: Estabelecimento de prazos e metas para cada fase da auditoria.

2) Execução

Análise: Revisão detalhada de todas declarações e documentos fiscais digitais.
Testes de Conformidade:  Verificação das operações frente à legislação e regras fiscais.
Entrevistas: Estabelecimento de prazos e metas para cada fase da auditoria.

3) Avaliação de Riscos

Identificação de Não Conformidades: Registro de todas as irregularidades encontradas.
Avaliação do Impacto: Análise do impacto financeiro e operacional das irregularidades identificadas.

4) Elaboração do Relatório

Relatório Preliminar: Apresentação dos achados preliminares para discussão com a administração.
Relatório Final: Documentação detalhada de todas as constatações, com recomendações de correção.

5) Acompanhamento

Plano de Ação: Desenvolvimento de um plano de ação para corrigir as não conformidades.
Monitoramento: Verificação contínua da implementação das recomendações.

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responsável técnico

Marcelo Barbosa

Administrador de Empresas, Contador, Auditor e Perito

Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios ESAN-FEI, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul, graduando em Direito pela FADIPA-Unianchieta, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP e pós-graduado em Gestão de Contact Centers pela Unicamp.

Minha carreira profissional abrange mais de 5 anos de experiência como Auditor Interno e Externo, além de mais de 25 anos de atuação nas áreas financeira, administrativa, operacional e comercial de grandes bancos e empresas prestadoras de serviços. Durante esse período, ocupei posições de liderança, incluindo os cargos de Gerente, Gerente Geral, Diretor Executivo, CEO e Diretor Geral em diversas organizações.

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